terça-feira, 29 de novembro de 2011

Inovação: isso é um absurdo!


Em algum lugar de um mundo com mentes limitadas...
=======================================

Neste exato momento, tem gente por aí botando a palavra "cool" nas frases e se achando superdescolado por isso.

Neste exato momento, tem gente achando que teoria não serve pra nada.

Também tem pessoas tachando de chato qualquer cidadão que dê qualquer ideia diferente do que elas estão acostumadas a ouvir. Geralmente, sem nem prestar atenção direito no que o cidadão disse.

Tem pessoas que reclamavam que seus pais não as escutavam, que se achavam os donos da verdade. Essas mesmas pessoas, às vezes, se acham hoje as donas da verdade, mas sem perceber, porque é em outros assuntos, não os mesmos dos seus pais.

Tem gente que é tão contra alguma "verdade absoluta X" que acredita que "é absolutamente verdade que X é mentira".

Tem gente que insiste que tal coisa é verdade. Tem gente que insiste que tal coisa é mentira. Tem gente que fica a vida inteira discutindo se certas coisas são ou não verdade ou mentira.



Enquanto isso, em algum lugar do mesmo mundo...
=======================================

Tem gente que não tá nem aí para "o que é verdade ou não", "o que é socialmente isso ou aquilo". Tem gente que está fazendo. Tem gente que enxerga caminhos e os segue, e não perde tempo com críticas destrutivas ou falta de fé de outras pessoas.

Tem gente que percebeu que julgar preconceituosamente não serve pra nada, só desperdiça energia e incomoda os outros. Tem gente que percebeu que não precisa incomodar os outros para ser feliz.

Teve gente, décadas atrás, que teve ideias fantásticas, do tipo criar programas de computador encadeáveis para processar arquivos, de modo que a saída de um programa pudesse ser direcionada para a entrada do outro. Assim, tornou-se fácil realizar tarefas complexas encaixando peças simples. Inicialmente, essas pessoas, provavelmente, não tiveram muitos argumentos para convencer os outros do porquê de aquilo ser uma excelente ideia. Elas apenas enxergaram, e fizeram assim. Décadas depois, continua sendo uma excelente ideia, funcionando em todo sistema UNIX e Linux do mundo.

Tem ideias que estão começando hoje. Tem ideias excelentes começando hoje. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, muitas dessas excelentes ideias não vão parecer, hoje, excelentes ideias. Provavelmente, parecerão ideias esquisitas, fora da realidade. Porque inovação é sempre assim. Inovar é fazer de um jeito novo, e jeitos novos não são consolidados. Se você quer algo consolidado, você não quer algo novo, você quer algo antigo, já consolidado.

  • "Ah, mas hoje a tendência é X, tá todo mundo seguindo pra X!"

Pois é. Justamente porque todo mundo começou a seguir pra X, o tal do X deixou de ser algo realmente novo e começou a se tornar consolidado. Quer procurar algo novo MESMO? Dê uma olhada no Y, que NÃO é a tendência e para o qual ninguém está dando muita bola hoje.

Não pense que a inovação de hoje é igual a inovação de ontem. Não pense que é só trilhar o mesmo caminho de Steve Jobs e você estará inovando. Steve Jobs inovou em muitas coisas, revolucionou muitas coisas e transformou nosso mundo. InovOU, revolucionOU, transformOU, no tempo pretérito. É claro que podemos aprender muito com ele, mas não pense que a próxima grande revolução mundial vai ser um iCoisa. iCoisas já foram inventadas, já estão em uso, já são consolidadas.

As próximas grandes inovações MESMO, na verdade, a gente mal tem ideia do que serão. Serão coisas grandiosas demais para a gente conceber facilmente nos dias de hoje. Serão coisas que não vão simplesmente vender milhões: vão mudar nossos paradigmas mais profundos.

Ou talvez essa mudança não será tão aparente e avassaladora. Uma inovação grandiosa nem sempre causa tanto estardalhaço, às vezes ela é um pouco mais discreta. Exemplo: quem diria, mais ou menos 10 anos atrás, que um site com a pretensão de conter o conhecimento do mundo inteiro, feito pelos usuários, com conteúdo de qualidade, grátis e SEM PROPAGANDA pudesse dar certo?

Os caras que propuseram um trem desses, em pleno fim da bolha da internet, "com certeza estão doidões de pedra" (frase que eles devem ter ouvido na época). Jamais funcionaria um negócio desses. E funcionou. A Wikipedia tem hoje 20 milhões de artigos em 270 línguas e é o 6º site com maior audiência do mundo. E os doidões de pedra tornaram-se casos de sucesso mundiais. E o projeto deles tornou-se uma realidade consolidada, uma contribuição imensurável para a humanidade, ajudando pessoas do mundo inteiro a ganhar e compartilhar conhecimento.

E um site que prentedesse organizar a informação da internet inteira? Um serviço que permitisse ao usuário encontrar exatamente o que ele quisesse, na internet inteira? Em um mercado dominado por grandes empresas como Yahoo!, AltaVista e outras? É claro que não iria dar certo, é claro que a ideia era um absurdo. Mas só foi um absurdo até o momento em que começou a dar um lucro absurdo e se tornar o maior e mais eficiente site de buscas do mundo.

Pense nos absurdos de hoje. Faça esse exercício, comece a prestar mais atenção nos absurdos que você vê e ouve no seu dia-a-dia. Alguns deles podem vir a não ser tão absurdos assim.

Pense nas Wikipedias de amanhã, nos Googles de amanhã. Pense nas suas ideias de hoje, pense nas suas invenções de amanhã. Suas invenções podem ser em qualquer área, em qualquer coisa. Dei exemplos na Computação apenas porque está mais próximo de mim. Qualquer área está sempre pronta para ser reinventada. Qualquer coisa está sempre pronta para ser refeita melhor.

Um comentário:

Priscila Willik disse...

Eu queria innovar, mas acabo dizendo sempre a mesma coisa: mandou bem! Escreva sempre, você é bom nisso.